Dúvidas
frequentes

  • 1.

    Qual a importância de manter o ar condicionado limpo higienizado?

    Existem vários fatores econômicos e de saúde que elevam a importância de manter os sistemas de ar condicionados higienizados e com uma boa manutenção. Sejam os aparelhos Split ou os sistemas centrais.

    Quem não gosta de usar o ar-condicionado nos dias mais quentes? Com altas temperaturas fica difícil deixar o conforto de lado. O acessório acabou se tornando indispensável para muitos brasileiros. Apesar de oferecer conforto e uma boa dose de bem-estar, o ar-condicionado também esconde alguns perigos. Entre eles, doenças que podem colocar em risco a sua saúde e da sua família.

    Segundo médicos especialistas, o acessório é um dos maiores causadores de doenças respiratórias. Quando mal utilizado, apresenta alta concentração de ácaros, bactérias, fungos, vírus e outros transmissores de doenças. A falta de cuidados com a limpeza do ar-condicionado podem gerar ou mesmo agravar doenças pré-existentes como conjuntivites, problemas respiratórios e uma série de outras reações alérgicas.

  • 2.

    É verdade que sem a manutenção correta dos aparelhos aumenta o consumo de energia?

    Sim, pode aumentar em 60% o consumo sem uma manutenção correta. Porque a sujeira vai grudando na turbina e nos filtros, com isso faz com que a máquina trabalhe mais para chegar na temperatura que você programou. Sem a manutenção correta também a vida útil do aparelho vai diminuir.

  • 3.

    Existem leis que regulamentam essas atividades?

    As ameaças são tão sérias que a manutenção, operação e controle de sistemas desses aparelhos de uso coletivo (como em empresas e hospitais, escolas e todo ambiente público com mais de 60 mil btus), são fiscalizados pela lei 13.589/2018 desde o início desse ano; ou seja a partir da metade do ano vigente a lei deve ser cobrado os parâmetros normativos e de qualidade que os ambientes deverão obedecer. Que são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O texto estabelece um prazo de seis meses para locatários de prédios públicos e coletivos e de laboratórios se adaptem às novas regras.

  • 4.

    Quem pode fazer a manutenção e higienização desses aparelhos?

    Para manutenção e limpeza mais profunda se faz necessário uma empresa capacitada para execução desses serviços, com técnicos e engenheiros responsáveis.

    Já a limpeza dos filtros que podem ser diárias ou semanais dependendo do uso e local deste equipamento, pode ser por qualquer pessoa que tenha o mínimo conhecimento do aparelho neste caso, aparelhos split.