BLOG DA MD

Inverno atrai aranhas para dentro de casa

06/07/2020
10:34:48

Com a chegada do frio, muitos animais buscam aconchego e segurança dentro das casas. É o caso das aranhas. Nesta época do ano, elas abandonam os seus ambientes naturais e saem em busca de outros locais mais quentes e protegidos, encontrando nas casas os lugares perfeitos para se acomodar.

Na região de Pato Branco existem muitas espécies de aranhas, no entanto, são duas as principais que podem causar problemas para as pessoas. A Loxoceles, mais conhecida como aranha marrom e a Latrodectus, a viúva-negra. De acordo com o professor dos cursos de Saúde da FADEP, Edwing Holguin Wilson, essas são as duas espécies mais comuns. “A aranha marrom só pica a pessoa se esta for ameaçada. Já a viúva-negra não costuma ficar muito dentro de casas”, comenta o professor.

A aranha marrom vive geralmente em cascas de árvores, folhas secas, buracos, telhas e tijolos empilhados. Nesta época do ano, é comum encontrá-la dentro das casas em locais como: armários, atrás de quadros pendurados na parede, entre livros e caixas de papelão. Já a viúva-negra pode ser encontrada na vegetação, em arbustos, gramíneas, lavouras de trigo e linho. A espécie também gosta de se abrigar em pedras e cascas de árvores. Ela costuma picar apenas quando é perturbada.

De acordo com a professora dos cursos de Saúde da FADEP, Maria Julia Vega Solana Cassol, é nos dias de baixa temperatura em que as aranhas procuram ficar dentro das casas se protegendo do frio. As casas de madeira são os locais preferidos, principalmente nos forros e nas mata-juntas. “É comum encontrar as aranhas em locais fechados e escuros, como gavetas, roupas de inverno que estão guardadas há muito tempo e calçados”, ressalta a professora.

A aranha marrom gosta de sair em busca de alimento à noite, por isso que os acidentes acontecem mais nesse período, quando elas estão entre meio às roupas de cama, toalhas e calçados. O ideal seria manter sempre as roupas limpas e sacudi-las antes de usar. Para prevenir a criação desses bichos, é adequado limpar com freqüência a casa, incluindo quintais, garagens, depósitos e churrasqueiras. Remover entulhos ao redor da casa, como sobra de materiais de construção, madeiras e pedras é sempre aconselhável.

Picada

A pessoa picada por uma aranha marrom, no momento em que é mordida, não sente nada. Os sintomas aparecem depois de um tempo, quando a pessoa começa então a sentir dores que aumentam progressivamente. De acordo com o professor Edwing, na área aonde ocorre a picada, aparece uma mancha arredondada, com as borda aparentando inflamação. O efeito do seu veneno prejudica mais crianças e idosos, podendo causar insuficiência renal. Caso alguém seja picado por uma aranha, é sempre aconselhável a busca por atendimento médico.

Agência Experimental de Jornalismo da FADEP
Matéria: Dayanne Nascimento
Coordenação e edição: Leonardo Handa (Jornalista / DRT 6323-PR)
agjornalismo@fadep.br / leonardo@fadep.br / www.fadep.br / (46) 3220-3046

Fonte: www.unidep.edu.br
Foto: Reprodução /Internet

Deixe um comentário

Nome *

E-mail *

Mensagem *