BLOG DA MD

Picada de lacraia mata? Saiba o que fazer se for vítima do quilópode

11/02/2019
13:41:42

Verão também é sinônimo de insetos. Alguns bichinhos que você nem vê nas temperaturas mais frias aparecem em abundância no calor, levantando a questão: afinal, qual é o perigo que eles representam? A lacraia, que é um quilópode, tipo de animal que possui grande quantidade de pernas articuladas, surge quando o termômetro sobe. Você pode conhecer também como centopeia, é o mesmo animal. Apesar de parecer inofensivo, a lacraia é venenosa.

Entretanto, são tantos os mitos que rodeiam os riscos de ser picado por uma lacraia, que circula pelos grupos de WhatsApp em Santa Cruz do Sul um boato relacionando a morte de um morador do município com a picada de uma centopeia. A mensagem, que é compartilhada nas redes sociais, narra que o homem estaria mexendo no jardim da casa onde mora quando foi picado.

A morte do homem citado nas mensagens realmente aconteceu. No entanto, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul afirma que o óbito não teve relação alguma com o inseto. De acordo com o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, o homem teria sido, sim, picado por uma lacraia, mas a notificação do caso aconteceu no dia 31 de dezembro - enquanto a morte aconteceu na madrugada desta quinta-feira, 7. O longo período leva a descartar a relação entre a picada e o falecimento. Em Santa Cruz do Sul, conforme a Secretaria de Saúde, foram registrados 106 casos de acidentes envolvendo animais peçonhentos em 2018, o que inclui a lacraia.

Afinal, a picada mata?
Apesar de não ter sido o caso em Santa Cruz do Sul, existe a possibilidade da picada acarretar na morte de uma pessoa. No entanto, o professor do Departamento de Biologia e Farmácia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andreas Köhler, explica que a possibilidade é quase nula. “Como todos os animais que transmitem veneno, teoricamente a picada da lacraia pode matar, mas a probabilidade é muito pequena”, comentou.

Casos mais extremos podem acontecer principalmente quando a vítima tiver a saúde mais frágil - como crianças e idosos - ou quando há um quadro alérgico. Köhler explica que a reação alérgica acontece entre duas e três horas após a picada e pode causar produção de muco, que, caso chegue ao pulmão, gera risco de morte. Ainda é possível que ocorram quadros de parada cardíaca. “O veneno em si não mata, o que pode matar é a reação”, frisa o professor.

Como identificar a lacraia
As lacraias têm o corpo alongado, dividido em segmentos (geralmente entre 12 a 15 partes). A cabeça tem um par de antenas e duas garras de veneno. Cada segmento do corpo possui duas pernas. Dentre os mais de 30 tipos de lacraia, a espécie da centopeia que pode ser encontrada em Santa Cruz do Sul e região geralmente tem tons marrom ou esverdeado e o tamanho varia entre um e 15 centímetros, conforme o biólogo.

Como prevenir
As centopeias são animais noturnos, que se escondem durante o dia em espaços escuros. Por isso, é muito provável que sejam encontrados debaixo de pedras, folhas ou cascas de árvore. Nas casas, podem aparecer em hortas, canteiros ou jardins. O principal cuidado para se evitar uma picada é manter a atenção ao mexer em pedras ou folhas. Conforme Köhler, a utilização de luvas no jardim ou horta é suficiente para que o animal não consiga picar a pessoa.

O que fazer
Caso a prevenção não seja suficiente, a orientação do biólogo é de que a vítima procure atendimento médico. “Um dos problemas é que as pessoas esperam que apareçam sinais da picada, como o inchaço, mas é importante procurar um posto de saúde o quanto antes”, disse Köhler.

Fonte: www.gaz.com.br

Foto: Internet /Google /Reprodução

Comentários (9)
  • Ines ferreira
    06/11/2019
    Meu cachorrinho vomitou uma lacraia no domingo..ele vomitou bastante na terca feira dia 5 ele morreu tadinho. Estou muito triste.
  • Hilquias
    15/09/2019
    Minha cachorra engoliu uma . Estava com muito vomito e só qria tomar muita água. Levei ela no veterinário foi dada a medicação mas de nada adiantou ela morreu
  • 05/09/2019
    Bom dia ela entrou no meu ouvido e conseguir tira ela inteira no dia não senti nada agora depois de duas semanas tô sentindo dores de cabeça leve e dorzinho no ouvido
  • Edna
    14/08/2019
    Eu fui picada hoje mas o que fazer não tô sentindo dor somente um desconforto devo procura um médico
  • Gislene Rodrigues da Silva
    30/07/2019
    Tei 5 dias que um bicho mim picou tive dor no músculos do bracos um ferida cheia de bolas dor muito forte os músculos doi dimais e muitas dores de cabeca vomito e falta de comer boca amalga queria sabe que bicho que mim picou
  • Heloisa
    26/07/2019
    Cheguei de viagem com uma caixa.com cocos brotados. O punho e a mão esq.ficaram com edema intenso e dor terrível de chorar. Como tenho diagnóstico de artrose associei pelo peso da cx. Observei agora q o edema e a dor diminuíram. Contudo espalhando pelo ante braço uma mancha vermelha já passando do cotovelo será o veneno de espalhando? Não vi nenhum peçonhento. Por favor o q fazer. Tenho 75 anos.
  • MARIA DAS GRACAS OLIVEIRA DA SILVAacabei
    03/07/2019
    Acabei de ser mordida por lacraia, o que fazer? Por favor me ajudem.
  • Marcia Cordeni Aquino De Oliveira
    01/07/2019
    Fui tomar banho e peguei a toca de banho.olhei rapidamente deparei com uma lacraia no meu pescoço bati a mão e joguei ela no chão .só que estou preucupada se fui picada.o que fazer para tirar minha dúvida.ela era enorme.estou com medo de ter sido picada pois sou impertença
  • Lilia
    05/06/2019
    Uma história verídica . Sou do nordeste e conheço algumas dessas lacraias , sempre soube que elas eram venenosas , Mas o veneno delas servem para algum tipo de doença. Muitos anos anos atrás o meu tio pegou uma doença, e ele disse que era doença venera, ficou muito doente , achou até que ia perder o pênis . Foi ao médico e nada resolvia , tomava antibióticos e só aumentava as verrugas em vez de sarar . Um belo dia ele se defrontou com um vizinho bom que gostava de insetos , este vizinho havia trazido uma lacraia bem grande dentro de um vidro com álcool e disse que era para ficar de enfeite , rsrsrs , e o meu tio muito curioso perguntou porque o álcool estava de outra cor e não incolor ? O Senhor respondeu que era o veneno que a lacraia tinha soltado . Mas assim que o senhor deu as costas o meu tio teve uma idéia , pois não aguentava mais a doença , pegou um pedaço de algodão e molhou com o líquido e disse : é tudo ou nada , e aí passou o líquido no local afetado . No outro dia quando acordou , tinha sumido tudo as verrugas com pus , estava tudo sequinho , tinha virado cinza na cueca , e ficou curado para sempre desta doença . E assim ele contou a história da lacraia . Parecia que tinha queimado com alguma coisa , virou cinza , e ficou tudo limpo . Acredita !
Deixe um comentário

Nome *

E-mail *

Mensagem *