• Primavera é também a época das pragas urbanas

    Primavera é também a época das pragas urbanas
    Compartilhar:

    Com a chegada da estação há uma explosão na população de pragas e as que mais se proliferam são o cupim, a formiga urbana e as baratas.

     

    Que a primavera é a estação das flores e a natureza fica mais bela e vistosa todo mundo já sabe, já que a temperatura vai subindo ao longo do ano para chegar até a época mais quente do período, que é verão. Mas, o que a maioria das pessoas não sabe é que a primavera é também a estação das pragas urbanas.

     

    O aumento da temperatura e umidade no período da primavera favorece a reprodução das pragas urbanas. Os insetos e roedores se produzem mais quando aumenta a temperatura e umidade. Desta forma, nesta época do ano temos uma explosão na população de pragas, pois seu metabolismo aumenta e há grande oferta de alimento e água.

     

    Pragas mais comuns
    Com a chegada da primavera, as pragas que mais se proliferam são o cupim, a formiga urbana, a lagarta e as baratas.

     

    As revoadas de cupim são famosas neste período, quando os “siriris” ou “aleluias” voam ao redor da lâmpada em busca de acasalamento e formação de novas colônias. O cupim de solo é a espécie que causa mais danos, pois aproveitam as imperfeições das edificações, como juntas de dilatação, espaço entre colunas hidráulicas e alvenaria e redes elétricas para invadirem as residências e formarem ninhos secundários. Esses cupins se alimentam de materiais à base de celulose, como livros, madeira dos armários embutidos, batentes, guarnições e rodapés.

     

    A formiga urbana atua como vetor mecânico de microorganismo patogênico e pode transmitir bactérias, pois transitam em pequenos espaços e podem ser levadas e trazidas para diferentes locais como residências, hospitais e restaurantes por meio de objetos, vasos de plantas, caixas de madeira ou até outras pessoas. Se a pessoa não estiver preparada e orientada para controlá-las, essas pequenas e aparentemente inofensivas formiguinhas podem contaminar ambientes e alimentos com microorganismos de diversas doenças.

     

    As temidas baratas também são vilãs da temporada. Como estão constantemente em contato com todos os tipos de resíduos, restos de alimentos e esgoto, podem transportar vários tipos de bactérias e fungos que causam sérias doenças, como cólera, diarréia, toxoplasmose e tétano. As baratas têm uma grande capacidade reprodutora, chegando a colocar 420 ovos em seu ciclo de vida dependendo da espécie, buscam abrigo em locais de difícil acesso e se alimentam de restos de alimentos e dos mais diversos resíduos.

     

    Dicas importantes
    É preciso que os ambientes, tanto residenciais quanto comerciais, sejam bem higienizados, usando diariamente aspirador de pó e produtos de limpeza. Estas medidas simples representam grande importância na prevenção de proliferação dessas pragas em casa. Os cuidados preventivos com limpeza e organização dos ambientes são os primeiros e grandes passos no controle dessas pragas. Aliado a isso, o uso correto de produtos específicos contribuem para a eliminação de insetos indesejados.

     

    A orientação de uma equipe especializada no assunto é o segundo passo importante a ser dado. Somente profissionais qualificados e constantemente treinados podem fazer a prevenção correta contra as pragas urbanas. Algumas dicas importantes para garantir a saúde e a qualidade de vida em qualquer ambiente:

     

    • Instalar barreiras para impedir o acesso de insetos para dentro do lar ou empresa;
    • Vedar frestas para evitar que eles se escondam e se reproduzam;
    • Manter o ambiente limpo e organizado para evitar oferta de alimento e abrigo.

     

    Fonte: www.jornalbelvedere.com.br

    Texto: Daniela Santos – Bióloga

    Foto: Internet /Freepik

    VOLTAR
    Compartilhar: