-
Brocas de madeira: Curiosidades e prevenção
Compartilhar:Curiosidades
Os insetos da família Anobiidae, Lyctidae e Cerambycidae são as principais brocas que atacam a madeira seca. As brocas de madeira são pequenos besouros escuros, com 5 milímetros de comprimento. Não são insetos sociais, agindo isoladamente. Porem isso não impede que várias delas ocupem o mesmo local. Sob a denominação de brocas de madeira seca, encontra-se um grupo de insetos compostos por milhares de espécies, na sua maioria insetos xilófagos.
Constantemente confundidas com os cupins (Isópteros), as brocas de madeira (Coleópteros) diferenciam-se dos primeiros uma vez que ao invés de deixarem orifícios repletos de pó na forma de pequenos grânulos, deixam o material completamente corroído na forma de um pó fino, como um talco. Além disso, elas não são pragas sociáveis, ou seja, apesar de comporem uma quantidade imensa de indivíduos na infestação de um local, cada um vive independente do outro.
As brocas de madeira são pequenos besouros que se alimentam de madeira. Embora elas vivam relativamente pouco tempo (algumas espécies só vivem 24 horas na forma adulta), elas depositam seus ovos em frestas existentes na madeira ou podem fazer elas mesmas os locais de oviposição (depende da espécie). As larvas do inseto eclodirão dos ovos e poderão formar galerias por toda a madeira até se tornarem adultos, quando então sairão da madeira infestada para novamente ovipositar em outros locais.
Observe que quando o adulto emerge, formando o furo característico na madeira, já não resta mais nada a não ser o estrago causado na madeira. Mesmo assim é interessante proceder ao tratamento para imunizar a madeira naquele ponto. Não se esqueça de calafetar os furos após o tratamento.
Desde a árvore viva até a madeira útil, diferentes grupos de brocas de madeira atacam a madeira nas diferentes fases do seu beneficiamento. Assim, a despeito da enorme variedade de espécies, podemos, de uma maneira pratica, reunir as brocas em quatro grandes grupos conforme seus hábitos.Estes estão estreitamento relacionados com o teor de umidade da madeira e, portanto, com as fases do beneficiamento desse material. Essa classificação identifica o hábito mais freqüente dentro de cada grupo, não devendo ser esquecido, entretanto, que há exceções.
A presença da broca de madeira é percebida através da existência de um orifício por onde sai uma poeira fina e ás vezes levemente granulada.
Medidas preventivasAlgumas medidas são muito importantes para evitar-se a infestação por cupim de madeira seca e por brocas de madeira:
• Usar madeiras naturalmente imunes a cupins, como peroba-de-campo, peroba-rosa, jacarandá, pau-ferro, braúna, gonçalo-alves, sucupira, copaíba, orelha-de-moca, roxinho e macaranduba;
• Colocar malhas de 1,6 mm em portas e janelas, para evitar a entrada de cupins durante as revoadas;
• Evitar estocagem inadequadas de madeiras e seus derivados, principalmente em locais úmidos;
• Vistoriar periodicamente rodapés, forros, armários e outras estruturas de madeira, a fim de detectar qualquer infestação, através da presença de resíduos de pó, orifícios na superfície da madeira ou asas dos cupins;
• Sempre que possível, usar estantes metálicas em bibliotecas e arquivos.
• Retirar e destruir madeiras infestadas, queimando-as em locais adequados;
• Retirar tocos de árvores (desde a raiz), para que estes não sejam focos para os cupins.Fonte: http://bit.ly/2wxfnZV
Foto: Internet /Reprodução
Compartilhar: