• Saiba como prevenir pragas urbanas durante a época do ano ideal para sua reprodução e infestação nas cidades

    Saiba como prevenir pragas urbanas durante a época do ano ideal para sua reprodução e infestação nas cidades
    Compartilhar:

    Por se tratar de uma estação de transição entre o verão e inverno, o outono é caracterizado por mudanças climáticas que refletem diretamente na saúde das pessoas, como o surgimento de doenças respiratórias. 
    Porém, devido à instabilidade das temperaturas e períodos de chuva, as pragas urbanas tornam-se grande ameaça.

    Isso porque, em climas mais quentes ocorre maior incidência de aparecimento de pragas urbanas pelo fato de ser a época ideal para o acasalamento. Já em temperaturas mais amenas como o outono, elas buscam por lugares quentes e seco como abrigo para fugir do frio.

    A seguir, saiba como prevenir a invasão de pragas urbanas nesta época do ano em que os dias começam a ficar mais frios. Confira!

    Pragas mais comuns no outono
    O outono é caracterizado por ser um período migratório para pragas como:

    Diversos tipos de insetos, inclusive o causador da Dengue, Febre Chikungunya, Febre Amarela e Zika Vírus;
    Ratos e ratazanas;
    Percevejos das Camas;
    Baratas e pulgas.


    Condições favoráveis para pragas urbanas no outono
    O outono é a estação do ano em que as pragas urbanas costumam invadir ambientes comerciais, industriais e até residências por conta de condições favoráveis para sua proliferação.

    Ao encontrar um local seguro para abrigo e proteção contra frio e chuva, as pragas urbanas dão continuidade à sua reprodução em espaços muitas vezes esquecidos, como depósitos, sótãos, assoalhos, fendas nas paredes, pequenos buracos, pisos e forros.

    É interessante entender que o metabolismo das pragas urbanas não é alterado em climas apropriados para reprodução, elas se multiplicam com facilidade e com isso, aumentam a infestação.

    Alguns tipos de insetos são atraídos por cores específicas. Exemplos disso são percevejos e moscas que centralizam-se em superfícies mais claras. Sem contar que, eles podem se concentram em grandes grupos, em locais como fachadas com orientação solar sul e oeste.

    Qual o real motivo do aparecimento das pragas nas áreas urbanas?
    Dado à apropriação feita pelo homem ao seu habitat natural, as pragas não são capazes de diferenciar os materiais de construções humanas com cascas de árvores, por exemplo. Uma parede com rachaduras e fendas ou uma árvore servem igualmente como abrigo para os insetos.

    Por essa razão, edificações e residências acabam se tornando ambientes vulneráveis para o aparecimento de pragas urbanas.

    Como prevenir o surgimento de pragas urbanas no outono?
    A seguir, confira as principais dicas para combater e prevenir a invasão de pragas urbanas durante o outono. Confira:

    Substitua telhas e calhas quebradas, para que não sirvam de abrigo para as pragas;
    Examine com frequência calhas e canos, retirando pedras e folhas que as obstruem e possam a vir gerar o acúmulo de água;
    Evite o acúmulo de lixo e água parada;
    Mantenha todos os ambientes organizados e limpos;
    Armazene os alimentos corretamente em recipientes bem vedados;
    Limpe o jardim e conserve a grama sempre bem aparada.
    Com a chegada do outono, a preocupação comum é voltada aos tipos de doenças respiratórias que aumentam devido à temperatura mais amena.

    Porém, é fundamental prevenir e controlar o aparecimento de pragas urbanas de maneira eficiente para garantir melhor qualidade de vida e assim, preservar a saúde humana.

    Fonte:  byeinsect.com.br
    Foto: Pixabay

    VOLTAR
    Compartilhar: