• Cuidados dentro de casa ajudam a eliminar pragas urbanas

    Cuidados dentro de casa ajudam a eliminar pragas urbanas
    Compartilhar:

    Muitas pessoas já ouviram falar de pragas urbanas e animais sinantrópicos (animais que convivem próximo ao homem a despeito da vontade deste). Mas poucas conhecem sua biologia, os métodos para evitá-los e eliminá-los de suas casas.

    Dentre os animais considerados pragas urbanas, incluem-se aqueles que transmitem doenças e/ou os que causam prejuízos econômicos ao ser humano. São exemplos dos primeiros, o mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. Entre o segundo, estão os roedores, como os ratos de esgoto (Rattus norvegicus), que além de serem os mais importantes reservatórios da leptospirose, também causam sérios prejuízos econômicos por contaminação e destruição de alimentos e outros materiais.

    Há ainda as baratas, moscas, carrapatos, aranhas, escorpiões, morcegos, pombos, piolhos, pulgas, abelhas, vespas, traças e formigas, entre outros. Desses, os carrapatos e piolhos podem transmitir rickettisioses (doença infecciosa causada por bactérias gram-negativas da família Rickettsiaceae). As aranhas, escorpiões, vespas e abelhas são animais peçonhentos, que podem inocular veneno que pode ser mortal. Os morcegos são importantes reservatórios do vírus da raiva. Já as formigas e baratas podem contaminar alimentos e utensílios com os microrganismos transportados em seu esqueleto e pernas.

    O biólogo Eduardo de Masi, que atua na Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) Regional Sul, explica que, apesar dos diferentes níveis de incômodo e danos à saúde, as medidas para evitar todos esses animais são similares. “Basta eliminar as fontes de acesso, alimento, abrigo e água”, explica Masi.

    Cuidados simples afastam animais e doenças

    Em casa, as pessoas devem vedar bem os vãos de parede com massa de cimento ou revestimento, guardar os alimentos em potes fechados, preferencialmente na geladeira, manter o lixo bem tampado e colocá-lo na rua pouco antes do caminhão coletor passar.

    Outra dica é manter seus animais de estimação bem cuidados e saneados, realizando controle de ectoparasitas, quando necessário. Conservar todos os ambientes limpos e livres do acúmulo de materiais inservíveis e sujidades. Não alimentar pombos ou outros animais errantes. Não acumular água da chuva em recipientes abertos e manter suas caixas d’água bem tampadas, entre outras medidas ajudam a garantir mais saúde a todos.

    Foto: Freepik
    Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br

    VOLTAR
    Compartilhar: