• A importância da limpeza e higienização dos reservatórios e caixas d’água

    A importância da limpeza e higienização dos reservatórios e caixas d’água
    Compartilhar:

    A água que consumimos provém de inúmeras fontes, dentre elas destacamos: rios, represas, poços artesianos, entre outras. Ela passa por um processo minucioso de tratamento e recebe uma quantidade de cloro para mantê-la livre de contaminações e garantir a saúde das pessoas que a consomem.

    Da captação até seu destino, ela passa por tubulações e chega aos reservatórios ou caixas d’água, que devem ter seu tamanho dimensionado para atender a falta dela por um período curto de no máximo dois dias, a armazenagem não deve ser realizada por longos períodos, pois o cloro, com o tempo, vai se degradando e sem ele os micro-organismos podem se proliferar e contaminar os usuários.

    Além de contaminações, a ausência ou insuficiência de cloro na água de reservatórios e caixas d’água leva a formação de biofilme, camada composta por uma colônia de bactérias.

    Para evitar a formação do biofilme, além de manter o residual de cloro correto na água, a limpeza e higienização dos reservatórios e caixas d’água deve ser realizada a cada 6 meses por empresas habilitadas, com profissionais capacitados e equipados, seguindo alguns critérios:

    1 - Empresa Habilitada
    2 - Conhecimento Técnico
    3 - Capacitação – O entendimento dos riscos para trabalhos em altura e locais confinados (NRs)
    4 - EPIs – Para garantir a integridade e segurança na execução dos serviços
    5 - Equipamentos – Estes irão garantir a segurança, rapidez e agilidade na execução da atividade
    6 - Produtos – Uso de produtos indicados e registrados para tratamento de água para consumo humano

    Doenças relacionadas com vetores que se desenvolvem na água

    Nesse caso, temos doenças transmitidas por organismos que passam parte do seu ciclo de vida na água e são essenciais para a transmissão de algumas enfermidades.

    Como exemplo de doenças transmitidas por vetores e que se relacionam com a água, podemos citar a malária, Zika, Chikungunya e dengue. Em todos os casos citados, a doença é transmitida por um mosquito, que passa parte de seu desenvolvimento em ambientes aquáticos.

    Previna-se e tenha uma vida saudável!

    Fonte: www.pragaseeventos.com.br
    Foto:  Internet /Reprodução

    VOLTAR
    Compartilhar: