• Limpeza do ar condicionado é essencial para manter a saúde

    Limpeza do ar condicionado é essencial para manter a saúde
    Compartilhar:

    Você sabia que existe uma lei que regulamenta a periodicidade na qual deve ser realizada a limpeza do ar-condicionado? Estamos falando da Lei Nº 13.589, que ficou conhecida como Lei do Ar-condicionado. Com a sua promulgação, que leva em consideração as determinações da Anvisa e do Ministério da Saúde em relação à qualidade do ar, tornou-se obrigatória a implantação do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) e a execução da análise da qualidade do ar.

    As normas valem para qualquer tipo de ambiente de uso público e comum, como shoppings, hospitais, museus, bibliotecas, dentre outros. Em ambientes menores, como empresas pequenas e em casas, onde há aparelhos mais simples, a limpeza deve ser realizada diariamente, pelo menos nas superfícies mais expostas do aparelho. 

    Ela pode ser feita com produtos simples que já fazem parte do cotidiano, como a água sanitária, o álcool e os desinfetantes comuns ou equivalentes.

    Além disso, a limpeza do ar condicionado também é essencial para a utilização segura dos ambientes. Não só pela Covid-19, mas também por vários outros patógenos perigosos, como fungos e bactérias, que também causam problemas respiratórios.

    Medidas preventivas
    Segundo a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), existem algumas medidas preventivas que podem ser adotadas para garantir uma qualidade do ar adequada à saúde, controlando o contágio não só pelo Coronavírus, mas por vários outros vírus e bactérias, proporcionando, desta forma, um ambiente mais seguro para as pessoas. Confira:

    •  Renovação do ar: a ventilação e circulação do ar evitam a concentração de vírus no ambiente, fator que gera agravos à saúde das pessoas que ali transitam.

    •  Filtragem: essa prática permite que as partículas e micro gotículas, que podem carregar poluentes e diversos tipos de vírus, fiquem retidas.

    •  Controle de temperatura e umidade: esse controle pode impedir a proliferação de determinados organismos, dentre eles, o Coronavírus.

    •  Monitoramento da qualidade do ar: é de extrema importância manter o nível de CO2 dentro dos índices determinados para que a qualidade do ar seja adequada.

    Fonte: www.nsctotal.com.br
    Foto: Reprodução/ Internet

    VOLTAR
    Compartilhar: