• A diferença entre cupins voadores e cupins de madeira

    A diferença entre cupins voadores e cupins de madeira
    Compartilhar:

    No fim de dias quentes, geralmente na primavera ou verão, algumas espécies de cupins se reproduzem e procuram um local seguro e úmido para instalar uma nova colônia. É nessa etapa que os indesejados insetos podem entrar em uma residência consumindo móveis e estruturas de madeira, além, é claro, de alvenaria.

    A diferença entre os cupins voadores e o de madeira é bem simples. Os que voam são conhecidos popularmente como ‘siriris’ e ‘aleluias’ sendo responsáveis pela reprodução de uma colônia, seja ela de cupins de madeira ou de cupins de solo.
     
    Em cada colônia de cupim, assim como em formigueiros, os insetos possuem funções diferentes para o bom funcionamento do grupo. Entre operários, responsáveis pela comida e construção de túneis, reprodutores e rainha, apenas os reprodutores têm a capacidade de voar.

    A principal diferença entre cupins está no tipo de alimentação. Enquanto o cupim de madeira se interessa por tacos, móveis, portas, soleiras, estruturas e qualquer coisa fabricada de madeira; o cupim de solo se alimenta também por itens e peças que contenham celulose na composição, como papelão, e pode fazer ninhos e túneis muito mais profundos, agravando o problema.

    Os cupins de madeira apresentam um grave risco para todos os móveis e acessórios feitos de madeira de um imóvel, como piso, rodapé, batente, portas, entre outros. Esses insetos chegam e se instalam em residências de diferentes maneiras, mas na maioria das vezes é devido à revoada em dias quentes. Por isso, telas de proteção podem ser úteis para evitar essa praga urbana.

    Madeiras nobres e tratadas com produtos químicos para a impermeabilização são as únicas que não chamam atenção dos cupins. Itens e móveis feitos com celulose, como papelão e até alvenaria, são devorados por esses insetos.

    Fonte: http://bit.ly/2uZmE3v
    Foto: Csiro /Wikimedia Commons /Reprodução

    VOLTAR
    Compartilhar: