• Conheça as características do piolho de cobra, animal que pode ter até 750 patas

    Conheça as características do piolho de cobra, animal que pode ter até 750 patas
    Compartilhar:

    O piolho de cobra é um animal pertencente à classe dos diplópodes, ou seja, possuem um par de patas em cada segmento do corpo. Algumas espécies desse animal podem chegar a apresentar 750 patas. Na mesma família do piolho de cobra é possível encontrar também a centopeia.

    Os piolhos de cobra podem viver em cima de folhas, troncos ou pedras, no entanto, também é possível ver alguns deles dentro das casas. Esse animal gosta de umidade no local que escolhe para viver.

    Piolho de cobra é venenoso?
    O piolho de cobra não possui estruturas, garras ou ferrões para injetar qualquer tipo de veneno, dessa forma ele não é venenoso. Se alimenta somente da matéria orgânica já morta, ou seja, não necessita capturar nenhuma espécie de animal para sobreviver.

    Esse animal não pica, não arranha e não morde. Como mecanismo de defesa ele se finge de morto ao se enrolar em torno do próprio corpo e libera um odor forte quando se sente ameaçado.

    Sendo assim, eles são inofensivos e não são perigosos. No entanto, quando os seres humanos decidem esmagar ou pisar no piolho de cobra, ele pode liberar uma substância que deixa a pele arroxeada, o que pode gerar pequenas irritações.

    Reprodução do piolho de cobra
    Existe o piolho de cobra macho e o piolho de cobra fêmea. A fêmea possui uma abertura genital no segundo par de pernas, e o macho apresenta uma pata modificada no sétimo segmento do seu corpo.

    Nesse segmento é possível fazer a transferência de uma cápsula proteica contendo espermatozoides para a fêmea. Quando isso ocorre, a fêmea é fecundada. Desse modo, pode-se dizer que o piolho de cobra tem reprodução sexuada, com fecundação interna e desenvolvimento direto.

    Fonte: www.escolaeeducacao.com.br

    Foto: internet /google

    VOLTAR
    Compartilhar: