• Medidas preventivas e controle de pragas

    Medidas preventivas e controle de pragas
    Compartilhar:

    O programa de controle de vetores e pragas urbanas deve ser constituído de medidas preventivas e corretivas, ser desenvolvido de forma contínua e contemplar todas as medidas necessárias para impedir a atração, o acesso, o abrigo e a proliferação de vetores e pragas urbanas e minimizar a necessidade da aplicação de saneantes desinfestantes.

    O controle de pragas em restaurantes, lanchonetes, cozinhas industriais, refeitórios de qualquer estabelecimento é um item obrigatório a ser considerado, pois o risco de contaminação dos alimentos em decorrência da presença de pragas é enorme.

    Algumas vezes o local se apresenta limpo, com uma boa infra-estrutura, mas pode ocorrer a invasão das pragas dentro das caixas de papelão, das embalagens plásticas que envolvem alguns alimentos, em especial os grãos, massas e farelos, e em pallets de madeira. Outra forma de invasão de pragas se dá por maus hábitos de higiene dos funcionários, como por exemplo, armazenar restos de alimentos em armários e higienização deficiente do local.

    Mais importantes que o controle químico, as medidas preventivas tem forte impacto na redução da presença e proliferação das pragas em qualquer estabelecimento. Para evitar a entrada de insetos, devem-se verificar ralos sem proteção, portas e janelas com vedação insuficiente, sistemas de fechamento automático das portas inoperante, frestas na parede, local onde o encanamento ou tubulação adentra, grelhas quebradas ou vãos entre as telhas de fibrocimento.

    E nas áreas externas, evitar a presença de entulho, deixar o gramado bem aparado, acondicionar o lixo bem protegido e vedado, não deixar amontoados objetos em desuso, inspecionar os veículos de carga e evitar que caixas de madeira ou de papelão entrem no estabelecimento.
    O conjunto das medidas preventivas, conscientização dos funcionários da mudança de alguns hábitos, e o controle químico terão o resultado esperado no controle de pragas nesses estabelecimentos.

    Fonte: nutrenza

    Foto: Freepik

    VOLTAR
    Compartilhar: