-
7 cuidados para evitar as picadas de mosquitos dentro do lar
Compartilhar:Os mosquitos são insetos capazes de tirar a paz de qualquer pessoa. Isso porque eles são uma ameaça à saúde. Embora algumas picadas sejam inofensivas, e causem apenas coceira e uma leve vermelhidão, outras podem transmitir doenças graves, como é o caso da picada do Aedes aegypti. Por isso, o combate aos criadouros e alguns cuidados em casa são indispensáveis. Confira as dicas.
1. A medida mais importante para afastar o Aedes aegypti - transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela - é eliminar os focos e a água parada. Cuidando do seu lar, você evita que os mosquitos se proliferem e façam morada na sua casa. São, pelo menos, 20 pontos que podem se tornar criadouros e precisam de atenção contínua.
2. Outra forma de impedir os mosquitos de entrarem em casa é instalar telas nas janelas e portas, com aberturas milimétricas, além de evitar deixá-las abertas ao nascer e pôr-do-sol, pois é o período de maior atividade do Aedes.
3. Em casas com bebês, além do uso de telas nas janelas, é importante o uso de mosquiteiros no berço e carrinho. Outras formas de prevenção, como aparelhos de tomada e repelentes, devem ser adotadas com a orientação de um pediatra e seguindo as instruções do fabricante do produto.
4. Quem tem animais de estimação deve ficar atento aos potes de água dos pets. Isso porque o Aedes aegypti se reproduz em água parada, limpa ou suja. O ideal é fazer a troca de água regularmente e lavar o recipiente com bucha e sabão.
5. Casas com quintal e jardim devem receber manutenção adequada e regularmente. O espaço mal cuidado pode abrigar os mosquitos e se tornar o local perfeito para a proliferação. Além disso, é importante avaliar as plantas, algumas têm ação repelente, enquanto outras acumulam água em suas folhas.
6. Se algum mosquito ainda conseguir adentrar a sua casa, tenha em mãos alguns itens de combate, como raquete elétrica ou mata mosca. O uso de roupas claras, leves e que cubram todo o corpo também evitam as picadas.
7. Adote o repelente no seu dia a dia. Seguindo as orientações do fabricante e do seu médico dermatologista, o produto é um grande aliado na prevenção das picadas de mosquitos e doenças, sendo seguro para gestantes e crianças.
Máxima proteção
O uso do repelente não exclui a necessidade de combater os criadouros do Aedes aegypti, mas é uma medida extra para se proteger do mosquito em todos os lugares.Fonte: www.g1.globo.com
Foto: Pixabay
Texto: fullREPEL
Compartilhar: